sexta-feira, maio 24, 2013

Araguaia une virtudes das europeias Blonde D'Aquitaine e Caracu com Nelore



 Nova raça em vista



O pecuarista Raul Almeida Moraes Neto, proprietário da Fazenda Santa Rita, em Torixoréu, Mato Grosso, na divisa com Goiás, iniciou a formação de uma nova raça, chamada Araguaia, há 30 anos. A ideia de unir 5/8 de Caracu e Blonde D’Aquitaine com 3/8 de Nelore surgiu para formar um animal mais produtivo e adaptado à região.



O resultado atendeu às expectativas. Segundo o geneticista da propriedade, Gismar Silva Vieira, estudo realizado com lotes de 18 bois Araguaia e 18 bois Nelore, criados a pasto e abatidos com 26 meses, registrou diferença de duas arrobas, em média: a do lote de Araguaia foi de 19,2 @, ante 17,2 @ do Nelore.



Com o objetivo de disseminar a raça no Brasil, a Santa Rita já coletou material genético Araguaia em central de inseminação para selecionar o sêmen sexado e também para uso de FIV na estação de monta de 2013/2014 na propriedade, sendo que todos os animais têm o DNA decodificado, para evitar a consanguinidade.



A compilação dos dados zootécnicos dos animais para regularização junto ao Ministério da Agricultura (Mapa) começou há 12 anos. A pasta exige ao menos duas décadas de informações para reconhecer oficialmente uma nova raça, além de variabilidade genética, para evitar consanguinidade, criadores em diversos Estados, e que se comprove a adaptação do animal ao clima.







Fonte: Portal DBO


Nenhum comentário:

NOTÍCIAS RÁPIDAS

NOTÍCIAS RÁPIDAS
twitando

PAGERANK

PageRank

NOTÍCIAS

Infy

CONTADOR DE VISITAS

Seguidores

Itaberaí é minha terra!