sexta-feira, outubro 29, 2010

Tchaikovsky é interpretado no Teatro Basileu França



A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (grupo A) realiza no dia 03 de Novembro de 2010, quarta-feira, às 20h30, no Teatro Escola Basileu França, o XXII Concerto da Temporada 2010.

Sob a batuta do maestro titular Eliseu Ferreira, o concerto terá a participação do premiado violinista goiano Marcos Bastos, considerado uma grande revelação do violino em Goiás nos últimos anos. Apesar da pouca idade, Marcos Bastos já possui em seu currículo diversos prêmios e atuações em orquestras profissionais de peso no cenário musical brasileiro, e vem se consolidando como referência artística no nosso Estado. O jovem violoncelista mineiro Raphael Gonçalves também atuará como solista no concerto.

O concerto contará também com a participação dos Corais do CEP em Artes Basileu França e da Banda Marcial Sônia Araújo (também do CEP em Artes Basileu França), na execução da Abertura Solene 1812.

A entrada é franca e os ingressos estarão disponíveis gratuitamente no dia 03, das 14h até 5 minutos antes do inicio do espetáculo, na Bilheteria do Teatro Escola.

O evento é uma realização do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Nesse concerto o público poderá apreciar obras de grandes compositores da música clássica.

A primeira parte do concerto começa com duas obras para instrumento solista e orquestra. Kol Nidrei para Violoncelo e Orquestra, do compositor alemão Max Bruch abre o concerto sendo seguido pela Lègende para Violino e Orquestra do compositor polonês Henryk Wieniavsky. Trata-se de obras importantes do repertório para instrumento solista e orquestra, mas que são pouco executadas nas salas de concerto. Terminado a primeira parte do programa a orquestra executará o poema sinfônico Finlândia, do compositor finlandês Jean Sibelius.

Na segunda parte do concerto será reapresentada, após inúmeros solicitações, a célebre Abertura Solene 1812, do compositor russo Piotr Ilich Tchaikovsky. Trata-se de uma das obras mais apreciadas e executadas em todo mundo. Descreve musicalmente a batalha e a vitória dos russos contra as tropas de Napoleão em 1812. Na execução dessa obra teremos a participação, no final apoteótico, da Banda Marcial Sônia Araújo e dos Corais do CEP em Artes Basileu França.

Confira o Programa:

Max BRUCH Kol Nidrei – Adágio para Violoncelo e Orquestra

Henryk WIENIAWSKY Légende para Violino e Orquestra

Jean SIBELIUS Finlândia

Piotr Ilich TCHAIKOVSKY Abertura Solene 1812

Solistas: RAPHAEL GONÇALVES – Violoncelo

MARCOS BASTOS – Violino

Regente: ELISEU FERREIRA

Participação da Banda Marcial Sônia Araújo e dos Corais do CEP em Artes Basileu França

OS SOLISTAS

MARCOS BASTOS iniciou os estudos de violino com o professor Dário J. dos Santos, estudando depois com o prof. Othaniel Pereira de Alcântara Júnior. Mais tarde ingressa no Curso Técnico da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (1999), onde dá segmento aos estudos de teoria e violino com o Prof. Alessandro Borgomanero. Iniciando em 2001 o curso de Educação Musical com habilitação em violino na EMAC-UFG, também sob orientação de Alessandro Borgomanero, participou também de aulas e master classes de violino com Daniel Guedes, Bernardo Bessler, Rodolfo Bonucci, Albrecht Breuninger, e de música de câmara com Fany Solter, Michael Udhe, dentre outros, e de festivais, notadamente o 37° Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, 24º Curso Internacional de Verão de Brasília, o 14º festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora – MG, se apresentando e também freqüentando aulas com os professores Omar Guay, Roney Marckzak, Ole Böhm (Noruega), e Paulo Bosísio. Ingressou, a partir do ano de 2008, na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), onde atua por 2 temporadas (2008 e 2009) junto ao maestro Cláudio Cruz, com quem dá continuidade aos estudos de violino. Atuando como Spalla nesta orquestra, apresentou-se por duas vezes nos Festivais de Campos do Jordão (2008 e 2009) e Juiz de Fora (2008). Como professor, atuou na função de Monitor da disciplina de Violino, da Escola de Música e Artes Cênicas, exercendo um total de 312 horas, trabalhando com alunos de nível técnico e também graduação. Adicionalmente, a partir de 2008, desenvolveu trabalho didático dando aulas a músicos estagiários da OSRP. Atuou como solista com a Orquestra Sinfônica de Goiânia e a Orquestra de Câmara Goyazes. Em 2004 foi finalista no concurso de jovens instrumentistas FURNAS Geração Musical, onde participou, junto com os outros finalistas, da gravação de um CD com obras de compositores brasileiros.

RAPHAEL LEAL GONÇALVES é natural de Uberlândia-MG, onde iniciou seus estudos de violoncelo aos 13 anos no projeto social Orquestra Jovem de Uberlândia sob a direção do maestro Flávio Santos Pereira (UNB). No ano seguinte matriculou-se no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli continuando assim, seus estudos com o professor Kleper Rezende. Aos 15 anos ingressou na Orquestra de Câmara Camargo Guarnieri da Universidade Federal de Uberlândia. Estudou como aluno do curso de extensão da universidade com os professores Laura MacNight e Kayami Satomi Farias. Participou de quatro edições do Festival de Cordas Nathan Schwartzman, sendo que em dois deles teve aulas com a professora Sandra Vargas (OSTNCS). Participou de master classes com violoncelistas de renome internacional como: Abel Morais (UFMG), Jean Spengler (Stanislas Quartet-França), Karen Hall (Azuza Pacific University-EUA), Matias de Oliveira (Musik Hochschule-Alemanha). Atualmente integra a Orquestra Sinfônica de Goiânia e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.

.

O MAESTRO

ELISEU FERREIRA, natural de Anápolis, é Licenciado em Educação Artística, Bacharel em Clarineta e Mestre em Performance Musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Estudou clarineta com o prof. Luiz Gonzaga Carneiro e regência com o Maestro Emílio de César. Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tsung Yeh, Neil Thomson e Kurt Masur. Participou de cursos de Regência em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca e no Royal College of Music em Londres, Inglaterra. Atuou como regente nos seguintes grupos: Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Goiás, Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia, Banda Sinfônica do CEFET-GO, Orquestra Sinfônica de Goiânia. Desde 2002 é o Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático, realizando séries de concertos em todo o Estado de Goiás. É também regente da Orquestra de Câmara Goyazes desde o ano de 2008, grupo que já dirigiu também entre 1999 e 2003.

A ORQUESTRA

Desde o início de suas atividades em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás tem oferecido de forma sistemática o aprendizado da música sinfônica e das habilidades específicas da profissão de músico orquestral. Composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola de Arte Veiga Valle, é dividida nos grupos A, B e C, totalizando 170 membros. Sob a direção do Maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas atividades tem sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória ascendente de crescimento artístico e institucional. Realiza cerca de 40 concertos anuais em Goiânia e sua região metropolitana, além de várias cidades do interior do Estado de Goiás, Distrito Federal e Estado de São Paulo. Em seus espetáculos, a orquestra tem se associado a artistas de renome nacional e internacional, tais como Eudóxia de Barros, Lúcia Barrenechea, Emílio de César, Mark Cedel e Albrecht Breuninger. Sua programação de concertos é variada e inclui estréias regulares de novas composições, algumas delas dedicadas à própria orquestra. O grupo recebe o apoio do Programa Bolsa Orquestra, criado pelo Governo de Goiás no ano de 2005. Esse programa consiste no repasse mensal de auxílio financeiro a integrantes das Orquestras A e B, objetivando fornecer aos mesmos as condições básicas para seu desenvolvimento profissional.

SERVIÇOS:

Evento: Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás realiza mais um concerto no Teatro Escola Basileu França

Data: 03 de Novembro – quarta-feira

Horário: 20: 30h

Local: Teatro Escola Basileu França- Av. Universitária nº. 1750, Setor Leste Universitário

Entrada: Franca

Contato: orquestrajovem@hotmail.com, m_eliseu@hotmail.com

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS RÁPIDAS

NOTÍCIAS RÁPIDAS
twitando

PAGERANK

PageRank

NOTÍCIAS

Infy

CONTADOR DE VISITAS

Seguidores

Itaberaí é minha terra!