quinta-feira, outubro 28, 2010

A diferença entre as intenções de voto no senador Marconi Perillo (PSDB) e no ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) caiu e está agora em 1 ponto porcentual

A diferença entre as intenções de voto no senador Marconi Perillo (PSDB) e no ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) caiu e está agora em 1 ponto porcentual, mostra a segunda rodada da pesquisa Ibope/TV Anhanguera sobre a disputa para o governo estadual, realizada entre os dias 24 e 26. A quatro dias do segundo turno, o tucano tem 46%, diante de 45% registrados pelo peemedebista, em empate técnico (veja no quadro).
Na comparação com a rodada anterior, divulgada no dia 20, em que aparecia com 48% das intenções, Marconi perdeu dois pontos porcentuais. Iris, que tinha 44%, cresceu 1 ponto. Os eleitores indecisos somam 5% e 4% disseram que votarão em branco no dia 31. O Ibope entrevistou 1.204 eleitores em 55 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos.
Com as margens de erro, Marconi tem entre 43% e 49% e Iris tem 42% e 48% das intenções de voto. No cálculo dos votos válidos, em que são excluídos os brancos, nulos e indecisos, a diferença entre o tucano e o peemedebista sobe para dois pontos: Marconi tem 51% das intenções e Iris aparece com 49%.
Regiões
Na divisão da pesquisa por regiões, Marconi lidera no Norte/Noroeste/Leste e Iris está à frente em Goiânia. Os dois estão empatados tecnicamente no Centro, com o peemedebista numericamente à frente, e no Sul, com vantagem numérica do tucano.

Em Goiânia, Iris está 13 pontos porcentuais à frente de Marconi. O peemedebista tem 49% e o tucano, 36% das intenções de voto. Os eleitores indecisos somam 6% e 8% disseram que votariam em branco ou nulo. Na comparação com a rodada anterior, Iris perdeu 3 pontos porcentuais na capital e Marconi, 2. As oscilações ocorreram em função dos eleitores indecisos e que votariam em branco ou nulo que eram, respectivamente, 6% e 5% dos eleitores.
No Centro, onde ficam os municípios de Anápolis e Aparecida, Iris tem 46%, 2 pontos à frente de Marconi, que aparece com 44%. Os eleitores indecisos somam 6% e 4% dizem que votarão em branco ou nulo. Em relação à rodada anterior, houve uma inversão nas intenções de voto. O peemedebista aparecia com 44% e o tucano, com 48%. Os eleitores indecisos eram 5% e os que afirmam que votarão em branco ou nulo, 3%.
Marconi ampliou a frente sobre Iris na Região Norte/Noroeste/Leste, que inclui o Entorno de Brasília. O tucano tem 55% das intenções, diante de 39% de Iris. Os eleitores indecisos somam 4% e os que afirmam que votarão em branco ou nulo somam 2%. Na comparação com a rodada anterior, o tucano ampliou de 10 para 16 pontos porcentuais a vantagem sobre o peemedebista. Na pesquisa divulgada no dia 21, Marconi tinha 51% e Iris 41% na região.
Na Região Sul, Marconi obtém 47% das intenções, diante de 44% de Iris. A vantagem do tucano, de três pontos, está dentro da margem de erro, o que indica empate técnico entre os adversários. Os eleitores indecisos e brancos/nulos somam 4% cada. Na rodada anterior, o tucano tinha 54% e o peemedebista, com 41% das intenções - queda de 10 pontos porcentuais na vantagem do candidato do PSDB.
Faixas
Na divisão da pesquisa por sexo, Iris está mais bem posicionado entre os homens, em que obtém 49%, e Marconi, entre as mulheres, entre as quais também registra 49%. O peemedebista tem 40% dos votos entre as eleitoras, e Marconi aparece com 43% entre os homens. As mulheres estão mais indecisas que os homens (6% a 4%) e também são maioria entre os que declaram o voto em branco ou nulo (5% a 4% das intenções).

Na divisão por faixa etária, o desempenho de Marconi é melhor entre os mais jovens e o de Iris entre os mais velhos. O tucano alcança seu melhor índice entre os eleitores de 16 a 24 anos (54%) e Iris, entre aqueles entre 25 e 29 anos (50%) e 50 anos e mais (51%).
Na divisão por nível de escolaridade, Marconi melhora seu desempenho à medida em que aumenta a escolaridade do eleitor. Iris segue em trajetória contrária, aumentando suas intenções de voto à medida em que o nível de escolaridade diminui.
Marconi tem 54% das intenções de voto entre os eleitores com curso superior, diante de 35% registrados por Iris. Entre os eleitores com ensino médio, Marconi aparece com 45%, diante de 44% de Iris. Entre os eleitores com ensino fundamental da 5ª à 8ª séries, o tucano tem 48% e o peemedebista, 45%. Até a 4ª, Iris tem 50% e Marconi, 40%.
Diferença fica em 3 pontos na espontânea
O senador Marconi Perillo (PSDB) tem 3 pontos porcentuais de vantagem sobre o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) no levantamento espontâneo da segunda rodada da pesquisa Ibope/TV Anhanguera, realizada entre os dias 24 e 26. Ainda assim, persiste o empate técnico entre os candidatos, com o tucano com 45% das intenções de voto, diante de 42% do peemedebista (veja quadro).
A diferença entre eles na espontânea está no limite da margem máxima de erro da pesquisa, que é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O Ibope entrevistou 1.204 eleitores, em 55 municípios. Os indecisos são 9% e os que afirmam que votariam em branco ou nulo, 4%.
Na divisão da pesquisa por regiões, Iris lidera na capital, Marconi está à frente no Norte/Noroeste/Leste e os dois aparecem tecnicamente empatados nas outras duas regiões - das quatro em que está dividida a pesquisa.
Em Goiânia, Iris aparece com 49% das intenções, diante de 37% de Marconi - os indecisos somam 6% e 8% falam votariam nulo ou em branco. Em Anápolis, Iris aparece numericamente à frente, com 44%, 1 ponto à frente do tucano, que tem 43% (os indecisos são 9% e 4% os brancos/nulos).

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS RÁPIDAS

NOTÍCIAS RÁPIDAS
twitando

PAGERANK

PageRank

NOTÍCIAS

Infy

CONTADOR DE VISITAS

Seguidores

Itaberaí é minha terra!