sexta-feira, fevereiro 01, 2008

CONHECER O OPONENTE SE FAZ NECESSÁRIO E ANTECIPADAMENTE.

Com objetividade e atenção deve-se estudar os adversários possíveis.

Estamos na fase embrionária da chamada pré-campanha. Este é o momento de começar preparar o discurso e buscar aliados necessários. A disputa política é na maioria das vezes ferrenha e com momentos de total insanidade em conseqüência do período e do tumulto provocado pelo frenesi e já conhecido “ocasião política”.

Ainda que não haja a candidatura oficialmente registrada, há muito que fazer na construção da campanha e principalmente na elaboração da imagem.

Talvez seja o momento de iniciar pesquisas, participar de eventos grandes ou mesmo fazer como o ex-deputado Barbosa Neto, que promove o seu já tradicional aniversário em grande estilo. Ali pode juntar as lideranças políticas goianienses e de todo o interior e trazer consigo o mais importante os formadores de opinião.

Sendo o dono da festa coordena o rumo a ser tomado e dá a palavra às pessoas chaves e com uma enorme platéia de formadores de opinião, que gratuitamente divulgaram o evento e ainda assim com uma jogada de marketing importante, o ingresso é um litro de leite. Além de se promover ainda faz uma grande doação dos alimentos recebidos na portaria, com isso desarmando os ânimos dos mais afoitos e de língua solta.

Na mesma linha e aproveitando-se do momento a pré-candidata Raquel Teixeira invade literalmente a festa de Barbosa Neto e tira proveito do público presente com a sua fala eloqüente e fácil.

Entretanto, prudência. Não adianta só ouvir os seus apoiadores. Eles não lhe darão novas informações e sim suas opiniões! O bom seria ouvir e ver um público novo e diverso, construindo uma imagem nova.

Diversamente, quem está no poder tem outras formas de imputar a sua nova imagem, que se faz necessária a uma reeleição. É o caso de Íris Rezende, que conquistou as massas populares com a construção de obras em curto espaço de tempo. O povo gosta de ver um terreno baldio em poucos dias se transformar em um belo canteiro de obras.

Íris não poupa energia e corre atrás de aparecer sempre como um homem de ação. É a este papel que se dá para tentar conquistar a reeleição.

No interior também não é diferente há a disputa acirrada pelo poder, com lances até pitorescos. Mas com tudo isso só importa uma coisa o conhecimento antecipado do adversário, que se faz paulatinamente nesta pré-campanha.

Bruno Calil Fonseca é presidente do PSC de Itaberaí-GO.

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS RÁPIDAS

NOTÍCIAS RÁPIDAS
twitando

PAGERANK

PageRank

NOTÍCIAS

Infy

CONTADOR DE VISITAS

Seguidores

Itaberaí é minha terra!