quarta-feira, agosto 26, 2009

ITABERAI NEWS participou do desfile dos produtores na abertura da Primeira Festa da Uva , a Expo Uva


Um cenário sulista invadiu as terras do noroeste do estado de Goiás há cerca de 10 anos, quando produtores de uva se instalaram nos municípios de Itaberaí, Iparemi, Brazabrantes e Caturaí. Até então, chegar a Itaberaí, a 91 quilômetros de Goiânia, e se deparar com uma plantação de uvas era uma miragem. Hoje é fato. E para comemorar o sucesso do empreendimento de aproximadamente 30 produtores, Itaberaí participaram do desfile dos produtores na abertura da Primeira Festa da Uva da cidade, a Expo Uva.

A concretização do sonho dos produtores foi a colheita em torno de 500 toneladas da fruta. A festa, que durou até domingo, dia 13 de agosto, foi promovida pela Associação de Produtores de Uva do Noroeste Goiano (Apuderneg). A colheita de uva na região de Itaberaí começou há uma semana, com boas perspectivas de aproveitamento. Ela é feita duas vezes por ano, geralmente nos meses de novembro, dezembro e janeiro e nos meses de maio, junho, julho e agosto. Os meses de julho e agosto são considerados os mais produtivos devido a temperatura amena e da ausência de chuvas. "A possibilidade de duas colheitas é possível devido ao clima quente/tropical e a chuvas moderadas", conta um dos produtores da região.

O manejo da colheita demora a ser finalizado, porque tudo é feito manualmente, cacho a cacho. De acordo com o presidente da Apuderneg, o produtor Danilo Razia, até o final do próximo ano, com a participação de novos produtores de outras cidades da região e com a maturação de parreirais de outros 11 associados de Itaberaí, a produção deve ser triplicada, chegando a dois milhões de quilos da uva. "Isso é suficiente para abastecer uma indústria que será criada pelos próprios produtores da região e que vai gerar 30 empregos diretos e mais de 100 postos de trabalho ocupados hoje pela população da região", explicou. Razia disse que a indústria vai fabricar um milhão de litros de líquido por safra de suco de uva e/ou vinho.

Um comentário:

Anônimo disse...

sera q esse pessoal tem noçao do oq e um milhao de litros,e eles tem estrutura para isso,e qual eo nome do vinho q tem ai em itaberai q tanto falam,e quem o fabrica gostaria de saber , fico feliz q vao prudozir tudo isso,bom demais,abraços

NOTÍCIAS RÁPIDAS

NOTÍCIAS RÁPIDAS
twitando

PAGERANK

PageRank

NOTÍCIAS

Infy

CONTADOR DE VISITAS

Seguidores

Itaberaí é minha terra!