terça-feira, setembro 18, 2007

O LEGISLADOR PODE TRAIR A SUA BASE POLÍTICA

O legislador tem a sua base política pelas suas iniciativas e lealdades. Os eleitores não entendem a guinada da mudança abrupta de novos rumos. A mudança pode ser programada e planejada, fazem parte de sua agenda e, portanto, integram-se numa ação política previsível. O mesmo não ocorre com a mudança repentina e inexplicável aos leitores. Estas acontecem sem qualquer planejamento, de acordo com a necessidade, oportunidade e interesse do político.

Por outro lado, os contatos de iniciativa do político X eleitor, se não forem atendidos de forma adequada pelo legislador, provocam no eleitor sentimentos muito negativos, que podem chegar a ponto da desilusão e hostilidade. Cada eleitor, individualmente, considera que é seu direito ser recebido, atendido e ter o direito de opinar pelo político que ajudou a eleger. Como ele nunca importunou o seu representante, e apenas naquele momento buscou comunicar-se com ele, não entende e não aceita que não houve tempo para atendê-lo, ou para dar atenção ao seu reclame.

A reação, nestes casos, é sempre a mesma, e pode ser ilustrada na frase: "quando precisou de apoio e votos me procurou, agora eleito não precisa mais de mim". Esta frase, expressa sentimentos de desilusão e, no limite, de traição, é devastadora para um político, pelo seu poder de difusão, pela pré-disposição das pessoas a acreditar nela, e pela imagem de oportunismo, desinteresse pelos eleitores e falta de confiabilidade que ela contribui para criar.

Como regra, então, qualquer comunicação de iniciativa do eleitor deve receber um tratamento especial. Não é necessário, nem possível, que este tratamento especial signifique um atendimento pessoal do próprio legislador. Mas é necessário que a pessoa sinta o seu contato. Bem recebido, está merecendo uma atenção adequada, e que sua questão será levada ao seu representante que ajudou a eleger.

Como ato principal está à lealdade em se pensando em reeleição. Deve-se atentamente ouvir uma meia dúzia de apoiadores no sentido da mudança e fica registrada a satisfação e pedido de sugestão do novo caminho a seguir. Não feito isto estará fatalmente marcado ao fracasso.

Bruno Calil Fonseca
É advogado em Itaberaí-GO.
www.brunocalil.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

VC tá certo. Gostei do texto.

NOTÍCIAS RÁPIDAS

NOTÍCIAS RÁPIDAS
twitando

PAGERANK

PageRank

NOTÍCIAS

Infy

CONTADOR DE VISITAS

Seguidores

Itaberaí é minha terra!