quarta-feira, julho 11, 2007

SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL UM CASO DE POLÍCIA


Assistimos ao crescimento do crime organizado em suas mais variadas formas, o qual se manifesta paralelamente à decadência das condições de segurança nos grandes centros urbanos brasileiros.

Ainda mantemos o problema dos conflitos em zonas fronteiriças e expansão agrícola convivendo com o surgimento de novas modalidades de crime estreitamente vinculadas ao desenvolvimento tecnológico e ao mundo globalizado.

A questão prisional ainda não foi resolvida na sua complexidade e profundidade, enquanto a reforma policial e a introdução de modernas formas de gestão ainda encontram-se paralisadas pela inapetência política e rigidez de uma estrutura constitucional imprópria aos novos problemas e ao mundo em que vivemos.

Precisamos inovar e ter força para abordar o problema da segurança pública em toda “máquina”, com a energia e constância necessárias a um trabalho que deve produzir resultados a curto prazo, mas que se preocupe em construir uma sociedade justa, democrática e pacífica para nossos filhos. Construir as bases para uma sociedade segura e confiante

A cidadania, os direitos humanos e a participação popular são premissas básicas que devem nortear todo o esforço na área da segurança pública e do combate à violência.

Devemos nos estruturar para organizar atividades de análise, inteligência e planejamento estratégico, a fim de abordar em toda a sua intensidade as questões relativas ao problema da segurança.

Devemos desenvolver formas de apoio a atividades de reestruturação urbana que possam contribuir para aumentar as condições de segurança e controle, bem como dirimir processos de exclusão e empobrecimento que contribuem para a violência e criminalidade. Nesse contexto, a implementação de políticas que contemplem uma estreita articulação entre as comunidades locais e o poder público assume um papel crucial.

A atenção às comunidades socialmente excluídas e assoladas pela violência certamente fortalecerá o sentimento de segurança de todos. Isto se dará através de processos que lhes confiram mais poder e capacidade de controle, permitindo que a autoconfiança se restabeleça e leve ao desenvolvimento e inclusão daqueles que mais sofrem com a violência.

Bruno Calil Fonseca
É advogado em Itaberaí-GO.
www.brunocalil.com.br

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS RÁPIDAS

NOTÍCIAS RÁPIDAS
twitando

PAGERANK

PageRank

NOTÍCIAS

Infy

CONTADOR DE VISITAS

Seguidores

Itaberaí é minha terra!