domingo, junho 24, 2007


CASO RENAN CALHEIROS E OUTROS PREOCUPAM MUNDO POLÍTICO.

O caso do presidente do senado Renan Calheiros preocupa a todo Congresso Nacional. O disse não disse e as emoções afloradas no caso deixam à sociedade perplexa com os problemas de ordem pessoal podem afetar o avanço do país.

O Conselho de Ética, que pode punir a atitude desleal (se for o caso) do presidente do Senado Federal, poderá daí para frente enfrentar um mar de denúncias pequenas, que vindo à tona arrasará a boa imagem do Congresso Nacional.

Os senadores devem por esta causa estarem experimentando uma sensação constante de constrangimento. O pior é o descrédito, que os políticos alcançam com esta imagem. O Senado sempre foi de muito equilíbrio e sensatez, e por este motivo estão penando...

No caso não defendo ou muito menos acuso Renan. Mas critico a atuação do Conselho de Ética. Que está desorganizado, sem cronograma de trabalho, sem limites de investigação e com relatórios prontos no dia seguinte. Isso acaba criando um movimento muito ruim para a imagem da Instituição. Estes maus exemplos acabam afastando a sociedade dos políticos.

O Conselho de Ética é soberano para resolver a questão do senador. E isto tem certo corporativismo imbuído no âmago da questão. Cassar um senador, que é Presidente de uma Instituição Nacional e de crédito neste momento é deveras inoportuno para a classe política, que terá as suas vidas particulares devassadas em sendo oposição. O torniquete da cassação passará a ser instrumento de tortura, implantando um verdadeiro caos a democracia.


Bruno Calil Fonseca

É advogado em Itaberaí-GO.

Um comentário:

Itaberaí disse...

Concordo com o articulista; primeiro porque, matéria prima que não existe na política (em geral), é a humildade; não me recordo de um que tenha incorrido em erro, e o haja reconhecido. E o corporativismo, completa o quadro quanto aos "exemplos" - bons ou ruins, como diz a filosofia popular - "os exemplos vêem de cima".

NOTÍCIAS RÁPIDAS

NOTÍCIAS RÁPIDAS
twitando

PAGERANK

PageRank

NOTÍCIAS

Infy

CONTADOR DE VISITAS

Seguidores

Itaberaí é minha terra!