segunda-feira, dezembro 12, 2005

AILA –Academia Itaberina de Letras de Artes

Senhor Presidente, Acadêmicos, Senhoras, Senhores, amigos desta Casa de Cultura. Sentença fatal! Triste destino da humanidade! A implacável morte pisa com igual pé o majestoso palácio, e a humilde cabana do pobre. Nem as honras, as riquezas, ou os prazeres, nem o abril valente da juventude, nem a beleza e delicadeza do sexo, ou a força atlética do homem forte, podem alongar a sua existência sobre a terra.

Só a virtude é capaz de encher o vazio, que a fama deixa nas ações dos homens bons.

Só a religião pode acalentar a perda de homens de caráter irreprimível e bondoso de coração.

Tal foi o caráter brilhante, que distinguiu o cidadão cuja perda lamentamos. Simples, ingênuo, bondoso, despido de orgulho, e vaidade, levando o seu desinteresse até ao desprezo dos bens caducos da terra, religioso sem superstição, ou fanatismo.

Foi vereador e deputado estadual, conhecido por suas posições de político de respeito e honradez, sempre trabalhou em favor da assistência social e fazendo desta uma bandeira. Conseguindo inúmeras cirurgias e consultas em Goiânia, para seus conterrâneos e irmãos itaberinos sua cidade natal e de estima.

Professor Luciano foi um referencial na política goiana, um espírito não vulgar, um coração generoso, e desinteressado não era sem dúvida destinado a passar seus dias no círculo estreito das relações particulares, sua grande alma era chamada a mais altos destinos, devia tomar parte ativa na grande obra de Deus. Assim partiu deixando saudades de familiares, amigos, itaberinos e goianos.

Em seu opúsculo Versos e Retalhos D”Alma diz:

Ventos, ventos, balançaem

Algo os ventos vivificam

Pó, esperança que vai

Pedras, saudades que ficam

Professor Luciano recitou:

Leilão da Saudade

Quem dá mais, quem dá mais,

Por alguns instantes de saudades.

Ela tem a cor azulada das distancias

E o cheiro da terra molhada pela chuva temporão.

Quem der maior lance, terá direito a levar todas as

Lágrimas que não chorei.

O homem Professor Luciano nos ensinou com suas frases que passaram ao domínio público como dos grandes sábios:

Saudades são lembranças que nos alegram o coração.

Na vida é assim, os que chegam sempre partem.

Senhoras e senhores, crer e esperar, sofrer e sorrir! Ai se condensa todas as grandezas e se reúnem todos os encantos dos sacrifícios e todas as belezas dos martírios. Crer e esperar, sofrer e sorrir! Mas tudo isso é o Evangelho anunciado aos homens como santuário em que se esconde a felicidade, e dado ao mundo como um compêndio em cujas páginas vai cada um de nós decifrar o seu enigma e soletrar as palavras do seu destino. Mas tudo isso é o encontro de Deus com o homem.

Foi esse amigo, professor, político, pai, filho, justo e suave Professor José Luciano da Fonseca, que os anais da história goiana vão chamar de homem de Fé, homem de Caridade e homem da Saudade pela honestidade e seriedade...

Era o que tinha a dizer.

Obrigado.

Bruno Calil Fonseca

Discurso em Homenagem Póstuma de Professor José Luciano da Fonseca - Academia Itaberina de Letras e Artes – AILA.

21/04/2001

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS RÁPIDAS

NOTÍCIAS RÁPIDAS
twitando

PAGERANK

PageRank

NOTÍCIAS

Infy

CONTADOR DE VISITAS

Seguidores

Itaberaí é minha terra!