sexta-feira, dezembro 10, 2010

Exportação de frango será novamente recorde


SÃO PAULO - As exportações de carne de frango do Brasil deverão registrar recorde pelo segundo ano seguido em 2011, estimou nesta quinta-feira a Ubabef, entidade que representa produtores e exportadores no país.

Em 2010, as vendas externas do país já marcarão um recorde de 3,830 milhões de toneladas, contra 3,6 milhões de toneladas em 2008 e 2009, segundo a entidade, reafirmando previsão anterior.

"Para 2011, as projeções da Ubabef apontam para um crescimento de 3 por cento a 5 por cento nos embarques", informou a associação em comunicado.

Segundo o presidente da Ubabef (União Brasileira de Avicultura), Francisco Turra, "a demanda do mercado externo continuará aquecida no próximo ano, já que os estoques nos países importadores estão reduzidos".

A entidade também trabalha com a abertura de novos mercados em 2011, além da expansão das vendas para a China no próximo ano, que já é o 11o destino do frango brasileiro após ter iniciado compras diretas do produto nacional somente este ano.

A Ásia é o segundo principal mercado para o frango do Brasil, atrás do Oriente Médio, que importou até novembro no ano 1,2 milhão de toneladas.

O desempenho obtido até novembro no acumulado de 2010, com embarques totais de 3,5 milhões de toneladas, representa uma alta de 5,6 por cento ante o mesmo período de 2009 e consolida o país como o maior exportador global de carne de frango, destacou a associação.

Os Estados Unidos, atrás do Brasil no ranking da exportação de frango, devem exportar 3 milhões de toneladas este ano, queda de 5 por cento sobre 2009, segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA citados pela Ubabef.

Em divisas, as vendas externas do país também cresceram em 2010 até novembro, para 6,17 bilhões de dólares, alta de 17,4 por cento ante o mesmo período de 2009.

"O balanço de 2010 é positivo. Não foi um ano fantástico porque tivemos um expressivo aumento de custos com os insumos e, além disto, o câmbio conspirou contra a nossa competitividade lá fora, diante da valorização do real frente ao dólar", comentou Turra, ex-ministro da Agricultura.

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS RÁPIDAS

NOTÍCIAS RÁPIDAS
twitando

PAGERANK

PageRank

NOTÍCIAS

Infy

CONTADOR DE VISITAS

Seguidores

Itaberaí é minha terra!