sexta-feira, novembro 06, 2009

141anos de história ITABERAÍ.




TEMOS MOTIVOS PARA COMEMORAR.

141anos de história ITABERAÍ.

Comemorando os seus 141 anos de história e emancipação política a antiga Curralinho de outrora se transforma em desenvolvida Itaberaí.

Hoje mostra um visual aconchegante à cidade está praticamente toda com cobertura asfáltica.

Itaberaí que mostra o crescimento pujante e é a 21ª economia goiana. Possui galerias pluviais, rede de esgoto, bem iluminada e está razoavelmente arborizada.

A população beneficiada com água tratada representa 95%, toda a cidade possui extensão da rede de energia elétrica, com capacidade para alta tensão, com boa participação no atendimento da demanda na zona rural. Tem uma localização estratégica, que permite o acesso aos principais mercados consumidores do Estado e do País. O seu desenvolvimento ou paralisação está atrelada ao agronegócio, que como fator de alavancagem, os revés sofridos neste segmento refletem fortemente sobre o município, principalmente no desenvolvimento no desempenho do comércio local.

Ademais, a falta de proposição consensual de prioridades e formulação de estratégias, que transformadas em ações efetivas, conduzem ao almejado progresso da localidade contribui para que o ciclo não seja rompido.

O fato de estar localizada às margens da rodovia GO-070 e BR-070, que dão acesso a Cidade de Goiás, Aruanã e Cuibá-MT, que na temporada se constituem a maior atração turística do Estado, a cidade está se adaptando para atrair o turista em trânsito, seja em termos de hospedagem, assim como alternativas na atividade de alimentação.

Embora possua vantagens comparativas nas áreas agropecuárias, detendo o maior rebanho bovino da microrregião Anápolis. Os empregos temporários decorrentes da colheita do feijão, tomate e goiaba amenizam tal situação. A vocação econômica do município está caracterizada pela exploração da agropecuária, evidenciando, que o seu desenvolvimento econômico e social depende fundamentalmente da consolidação deste segmento.

Com ênfase para a pecuária de leite, avicultura, pecuária de corte e o cultivo agrícola daquelas culturas, que na região encontram as condições favoráveis para sua exploração, tais como, o milho, feijão, tomate rasteiro, goiaba e o arroz.

O crescimento das agroindústrias existentes e a criação de novos empreendimentos, por conseqüência revitalizam o setor comercial. Com relação ao abate de frangos, o processo de integração funciona em sintonia indústria/produtor, com a implantação de aviários na zona rural a expansão da capacidade de abate e geração de renda e mais empregos.

Na área urbana a administração municipal tem se reorientado para melhorar o desenvolvimento do setor público. Assume a função de catalisadora das ações que beneficiem a população, e por outro lado, abrindo espaço para surgimento de maior cooperação e parceria, evitando assim, que os antagonismos políticos interfiram nas relações interpessoais. O poder municipal apóia o empresariado que carece de lideranças políticas para defender os interesses do município.

A atual gestão de olhos voltados ao setor produtivo não tem medido esforços no sentido de melhorar a malha viária. A nossa vocação é agroindustrial, nem por isso deixamos de investir pesado na educação, saúde e meio ambiente.

Temos motivos de sobra para comemorar o aniversário de Itaberaí!

A nossa cultura está sendo bem tratada e alimentada pela parceria município com a AILA – Academia Itaberina de Letras e Artes, que tem um grande acervo a disposição da comunidade e em especial aos alunos das escolas da cidade e região, que contam a nossa história através de livros, jornais, fotografias e peças ali expostas.

Bruno Calil Fonseca – é membro da AILA e ocupa a cadeira 25 e vice prefeito (PSC) de Itaberaí.


Nenhum comentário:

NOTÍCIAS RÁPIDAS

NOTÍCIAS RÁPIDAS
twitando

PAGERANK

PageRank

NOTÍCIAS

Infy

CONTADOR DE VISITAS

Seguidores

Itaberaí é minha terra!