segunda-feira, agosto 03, 2009

ITABERAÍ E A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA ABADIA

A devoção a Nossa Senhora da Abadia acontece em Goiás e no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que pertenceram ao território de Goiás até 1816.

A mãe de Jesus é venerada, como vemos em manifestações, pela devoção externada por milhares de peregrinos e fieis em celebração nos Santuários.

" Recentemente vi e ouvi o testemunho emocionado do cantor Alexandre Pires, que em agosto de todos os anos realiza com sua mamãe, que se chama Abadia, o trajeto da peregrinação entre Uberlândia-Romaria;

“Desde a Idade Média os anais históricos registram que um garimpeiro português vindo do norte de Portugal construiu a Capela de Muquém em Niquelândia-GO. Àquele templo, desde 1748 vão peregrinos de Minas, Goiás, Tocantins, Bahia, Mato Grosso e São Paulo em junho, julho e agosto.

“Milhares de peregrinos percorrem as estradas que levam aos Santuários de Curralinho, Muquém, Romaria da Água Suja, Nossa Senhora da Abadia em Uberaba e à Abadia de Monte Carmelo”.

Em 1779, a povoação de Curralinho já apareceu no mapa da Capitania de Goiás. Documentos apontam uma Casa de Oração no Templo construído por fazendeiros e agricultores de Goiás em 1792.

Em 1840 foi criada a Paróquia de Nossa Senhora de Abadia do Curralinho. Menos de meio século depois, o Pe. Francisco Luiz Brandão reconstruiu a Capela hoje Igreja Matriz Paroquial. Símbolo do passado da povoação, a construção tem paredes de terra socada em mistura de barro, cascalho e estrume. Os esteios foram feitos com cintas de madeira, adobes de palha em mistura com barro, travessões verticais de madeira possivelmente aproveitando uma das paredes da antiga capela. Os reparos posteriores à construção descaracterizaram a estrutura primitiva. Mas, sob o empenho do deputado Barbosa Neto, o templo readquiriu sua estrutura externa e os traçados originais, a prefeitura ajardinou, arborizou e construiu passarelas e instalou refletores ligando a praça à Matriz. São mais de 230 anos de devoção à Senhora da Abadia na povoação goiana de Itaberaí. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás publicou em 2002 um estudo do historiador Antônio César Caldas Pinheiro sobre a devoção à Senhora da Abadia em Goiás.

A ACADEMIA DE LETRAS DO TRIÂNGULO MINEIRO poderia pesquisar no Consulado de Portugal, no Arquivo Público de Uberaba, nos anais da Arquidiocese e da Paróquia de Nossa Senhora da Abadia os dados possíveis sobre as celebrações que em junho, julho e agosto são oficiadas na Mesorregião do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba.

Em Itaberaí a festa da Nossa Senhora se dá de 06 de agosto a 15 de agosto todos os anos; todos os dias os festeiros e os seus novenários promovem o leilão de bens ofertados pela comunidade católica e devota de Nossa Senhora Da Abadia. A renda dos leilões é da Igreja para o seu uso.

Adáuto Francisco do Amaral é contabilista e advogado

Bruno Calil Fonseca é vice presidente da Academia Itaberina de Letras e Artes – AILA.

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS RÁPIDAS

NOTÍCIAS RÁPIDAS
twitando

PAGERANK

PageRank

NOTÍCIAS

Infy

CONTADOR DE VISITAS

Seguidores

Itaberaí é minha terra!